Welcome


Desde algum tempo que me dedico ao Cake Design. Para mim, esta arte é um hobbie. Por um lado, é a maneira de pôr a imaginação e a criatividade à prova e, por outro lado, é fugir, um pouco, à realidade. É entrar num mundo de fantasia e imaginário... É entrar num mundo que não existe...

Para mim o Cake design é um vício...

Adoro fazer esta arte e a partir de agora só quero melhorar, improvisando e fazendo com que cada bolo tenha um significado muito especial para quem o recebe.

Bons bolos!!!

Cake's With Love!!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Decoração de um bolo mala

Aqui têm um vídeo explicativo de como decorar um bolo em forma de mala


Espero que seja útil!!!

Depois digam se gostaram!!!

Aqui têm mais um passo-a-passo de um bolo - mala

Aqui têm um site que tem a explicação de como fazer um bolo em forma de mala

Bolo mala
Aqui fica o link:

Cake Journal

Espero que seja útil...

Bolo em forma de mala

Aqui fica um vídeo explicativo de como fazer um bolo em forma de mala


Espero que seja útil!!!

Fórum Isto Faz-se

Aqui têm o fórum onde estou inscrita

Fórum Isto Faz-se

Fórum Isto Faz-se
Tem dicas e receitas maravilhosas!!!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Bolo de chocolate... Mais uma vez...

Bom dia!!!

Hoje fiz, mais uma vez, o bolo de chocolate. É o bolo que o meu pai mais gosta e como ele fez o doutoramento ontem e obteve a nota máxima, eu fiz-lhe a vontade... Ele merece!!!

Desta vez, decorei-o com chantilly e morangos. Aqui ficam as fotografias:

Bolo quando saiu do forno
Depois de decorado ficou assim:

Bolo pronto
Pormenor
Parabéns pai!!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bolos Tortos

Aqui ficam com um vídeo explicativo de como fazer um bolos torto. Espero que gostem!!!

Suporte para cupcakes

Aqui ficam com mais um molde. Desta vez um molde para fazer um suporte para cupcakes

Como fazer:

Para fazer o suporte é muito fácil... É só imprimir o molde abaixo em papel tamanho A4 no papel desejado. Seguidamente, recorta nas linhas indicadas. Depois encaixe as duas peças do pé e cole com um pouco de cola quente ou cola branca para ficar bem firme.

Aqui fica o resultado final:

Resultado final
Espero que seja útil!!!

Bolo presente

Aqui ficam com um passo-a-passo de como fazer um bolo em forma de presente

Bolo presente 1
Bolo presente 2
 Espero que gostem!!!

Embalagem para doce

Aqui fica o molde para fazer uma embalagem para docinhos

Como fazer:

Dobre o papel de seda em quatro. Ajuste o molde de forma que as bordas rectas fiquem ajustadas. Passe levemente o lápis para desenhar a flor e corte. Faça uma bolinha de papel com algum peso dentro para que a flor não voe. Coloque centralizado em duas folhas recortadas com pétalas intercaladas. Puxe as laterais para cima e para o centro. Amarre com uma linha e finalize, decorando com fita e etiquetas personalizadas. 

Espero que gostem!!!

Embalagem







segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

História do Cake Design

A origem dos bolos confunde-se com a origem do pão. No começo, havia uma certa confusão e massa adocicadas assadas eram indistintamente chamadas de pães ou bolos. Os Egípcios já confeccionavam bolos de mel, bem como os Gregos da Ilha de Rodes. Existe um painel datado por volta de 1175 a.C., ilustrando a confeitaria da corte do faraó Ramsés III, com o registo de vários tipos de pães e bolos. E alguns historiadores acreditam que em 700 a.C., pães e biscoitos eram vendidos pelo Egipto.

Os Romanos conheciam a técnica de fermentação, e, por este motivo, desenvolveram várias receitas de bolos, inclusive com adição de frutas secas e mesmo queijo, o que seria uma versão rudimentar do cheesecake.

Embora os bolos sempre tenham estado associados a festas e comemorações, com o tempo, tornaram-se um alimento mais comum presente quase que diariamente à mesa. Por outro lado, os bolos de casamento ilustram, perfeitamente, a evolução da técnica e arte da confeitaria.

A tradição de servir bolos em casamentos remonta à Roma antiga. Era costume, nas famílias mais abastadas, preparar uma massa com ingredientes especiais, tradicionalmente usados como oferenda aos deuses, como frutas secas, nozes e mel. Este doce não era para ser consumido, mas os convidados amassavam-no em cima da cabeça da noiva, tal como se faz hoje com o arroz à saída da igreja.Desejava-se que os deuses trouxessem prosperidades, sorte e fertilidade.

Júlio César levou este costume para a Bretanha, em 54 a.C., e passou a fazer parte dos hábitos das populações locais. Na Inglaterra, os bolos decorados apareceram, pela primeira vez, na corte de Elizabeth I.Basicamente, usava-se pasta de amêndoas (maçapão) moldada em vários formatos. Os ingredientes ficavam cada vez mais sofisticados e exóticos, já que o Império Britânico fornecia produtos de todo o mundo.

Era comum fazer pequenos bolinhos doces, cobertos de maçapão e decorados. Alguns eram amassados e jogados à noiva, outro eram consumidos pelos convidados. Os que sobravam eram arrumados numa pilha, e os noivos deveriam-se beijar sobre o monte de bolinhos, com o objectivo de serem abençoados com muitos filhos. Não demorou muito para que esta pilha de bolinhos fosse substituída por um grande bolo.

Dentre as primeiras receitas que se tem registo, a que mais se aproxima dos bolos de hoje é uma receita italiana, de bolo de amêndoas, servida em Nápoles em 1478. Acredita-se também que tenha sido a Itália a precursora na arte dos bolos decorados. Quando Catarina de Médici se casou com o Rei na França, Henrique II, Levou como dote os seus confeiteiros e o seu o bolos de casamento foi o primeiro a ser confeccionado em andares. A técnica foi difundida pela França e em 1660, quando o rei Charles II retornou do exílio, para reclamar o trono inglês, levou consigo um séquito de habilidosos confeiteiros franceses. A partir deste momento, quando os bolos, ricamente decorados, passaram a ser um hábito e também um símbolo de status e poder económico, começou uma verdadeira corrida para saber qual a corte produzia o bolo mais espectacular.

Nesta época os bolos faziam parte da vida de nobres basicamente porque os ingredientes eram escassos, e muito caros. Além disso, ainda não tinham a qualidade de hoje, e uma simples receita de bolo exigia o trabalho de vários empregados: O açúcar tinha a forma de um grande torrão, que devia ser cortado, sovado e peneirado. A manteiga, em geral rançosa, devia ser lavada com água de rosas. As frutas secas, picadas, sem falar nos ovos, usados em quantidades enormes e batidos à mão. O fermento, levedura de cerveja, devia ser cultivado, e reactivado, tudo de forma natural. Pronta a massa, restava o trabalho de controlar fornos à lenha, muito diferentes dos actuais.

Por todo este período, as receitas desenvolveram-se de forma esparsa, dentro das cortes, conventos e cozinhas reais. A primeira receita de pasta americana (ou “sugar paste”) que se tem noticia está em uma obra chamada “Delights for Ladies”, de 1609. Leva açúcar, amido e goma tragacanth .Em 1769, Mrs. Raffald publicou um livro, “The Experienced English Housekeeper”, contendo uma receita de bolo, outra de maçapão, e de glacê real.

No século XIX, a grande estrela da confeitaria no mundo foi Antoine Carême. Cozinheiro preferido de todos os reis da Europa, ornamentava seus banquetes com monumentais peças de açúcar. Utilizando-se de uma espécie de pastilhagem, e inspirado na Arquitectura, construía sobremesas e bolos estruturados. Registou as suas obras, com desenhos de próprio punho, nas obras “Le Pâtissier royal parisien”. Paris, 1815, e “Le Pâtissier pittoresque”, Paris, 1842.
Por toda a Europa surgiam receitas exclusivas de bolos, famosas até hoje, como a Torta Vienense e o Bolo Sacher.

Em 1894, Ernest Schulbe mostrou seus trabalhos na Exposição de Londres. Seu livro “Advanced Piping and Modelling” deixou o registo de receitas e também dos utensílios usados à época. Muitas peças eram feitas de osso, existiam pinças marcadoras tal como as de hoje, e também eram feitas flores de açúcar. Basicamente, usava-se uma mistura de maçapão e massa elástica (“gum paste”). Na Inglaterra cada vez mais desenvolveu-se a técnica de usar o Glacê Real para revestir o bolo. Dizem que vem daí o costume de os noivos cortarem juntos a primeira fatia de bolo: O noivo precisava “ajudar” a noiva a rachar a cobertura rígida de açúcar.


No começo do século XX, os bolos decorados, agora mais acessíveis, começaram a fazer parte dos hábitos da sociedade como um todo. Surgiu a tradição, na Inglaterra e Estados Unidos, dos bolos de casamento de três andares, representando as três alianças: noivado, casamento e a eternidade.

Hoje a técnica está difundida praticamente no mundo todo, adaptando-se aos gostos e a cultura de cada país, surgindo inúmeras e maravilhosas possibilidades.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolo de Noz Fingida

Hoje experimentei esta receita... Que cheirinho que está na casa... Retirei a receita do Fórum Isto Faz-se. A receita é da autoria da isis.

A receita é a seguinte:

- 6 ovos
- 2 e meia chávenas de açucar
- 2 chávenas de farinha
- 1 chávena de pão ralado
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de canela
- 1 chávena de leite
- 1 chávena de óleo

Preparação:

Pré-aqueça o forno. Seguidamente, bata as claras em castelo bem firmes e reserve. Bata muito bem as gemas e o açucar. Adicione o óleo, batendo muito bem entre cada adição. Seguidamente, adicione o pão ralado,o leite, a farinha, a canela e por fim as claras em castelo. Leve ao forno a 180 ºC numa forma untada com manteiga e farinha. 

Faça o teste do palito.

Está pronto!!

O meu ficou assim: 
Bolo a cozer
Bolo a sair do forno
Bolo já no prato
Não o vou decorar porque é só para provar!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Moldes de sapatinhos de bebé

Aqui ficam com uns moldes para sapatinhos de bebé. Recortam a pasta de açucar e depois montam o sapatinho.








Moldes da Hello Kitty

Aqui ficam com um molde da hello kitty



Molde coração

Aqui ficam com mais um molde para recortarem os vossos moldes


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Caixa para cupcake - pétala

Aqui tem o molde de uma caixa para cupcake em forma de pétala. Foi tirado do Que fofurice!. Espero que seja útil!!!

Gostam?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Nova imagem...

Agora o blogue tem uma nova imagem

Logótipo
Gostam?

Bons Bolos

Caixinha de Natal para 2 cupcakes

Aqui tem o molde de uma caixinha de Natal para 2 cupcakes. Foi tirado do Que fofurice!. Espero que seja útil!!!

Caixinha básica para cupcakes

Aqui tem o molde de uma caixinha básica para cupcakes. Foi tirado do Que fofurice!. Espero que seja útil!!!


Caixa

Aqui tem mais uma caixinha:


Espero que seja útil!!!

Números

Andava a navegar pela internet e fui ao Fórum Isto Faz-se. Uma das meninas publicou uns moldes de todos os números para recortarem os vossos bolos. Espero que faça jeito...

Caixa para cupcake ou chocolate

Aqui fica uma caixa para colocarem um cupcake ou chocolates


Espero que seja útil!!!

Wrappers para cupcakes

Aqui ficam mais alguns exemplos de wrappers



Lindos!!!

Wrappers para cupcakes

Aqui ficam alguns exemplos de wrappers de Natal para cupcakes



 Giros, não são?

Caixa fatia de bolo

Aqui ficam com mais um molde




Espero que gostem!!

Caixa coração

Estava a navegar aqui na internet e encontrei moldes para caixinhas que vou colocando aqui no fórum. 

Molde coração
Nota: Recorte e monte.

Espero que gostem!!!

Dicas e segredos para bolos deliciosos

Aqui têm algumas dicas para terem uns bolos maravilhosos:

Preparação:
  • Peneire a farinha e o açucar, para os tornar mais leves e eliminar pequenos torrões.
  • Retire os ingredientes do congelador para o frigorífico com antecedência.
  • Se costuma guardar a manteiga no frigorífico, retire-a com antecedência, pois será mais fácil de trabalhar.
A massa:
  • Para conseguir um bolo bem fofinho, substitua a manteiga/margarina pela mesma quantidade de óleo.
  • A massa deve ter sempre um tempo de descanso antes de ser estendida.
  • Antes de estender a massa,polvilhe com farinha a superfície de trabalho. Deverá pôr pouca farinha, caso contrário a massa absorve-a, alterando a sua consistência.
  • Polvilhe, igualmente, o rolo da massa e, se necessário, as mãos também.
  • Para forrar várias formas ao mesmo tempo, coloque-as lado a lado,cubra-as com uma camada de massa e passe o rolo por cima.
O forno:
  • Ligue o forno com antecedência.
  • Deite a massa só até 2/3 da altura da forma para que o bolo possa crescer sem transbordar.
  • Salvo indicação em contrário, a forma deve ser colocada sobre a grelha do forno para haver uma melhor circulação de calor.
A cozedura:
  • Se a superfície de um bolo começar a ficar escura antes de terminar o tempo de cozedura, cubra-o com um folha de alumínio.
  • Terminando o tempo de cozedura indicado nas receitas, espete um palito no centro para verificar a cozedura; se sair seco a massa está cozida, se o palito sair húmido, amassa precisa de cozer mais algum tempo.
  • Salvo outra indicação desenforme o bolo sobre uma rede para arrefecer mais depressa.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Como fazer orquídeas em pasta de açucar?

Vamos a prender a fazer orquídeas em pasta de açucar?

Fiquem com um vídeo explicativo


Ficam lindas... O que acham?

Como fazer um bolo aparecer um zebra

Como decorar um bolo, fazendo-o parecer uma zebra?

Que giro que fica!!!

Como nivelar um bolo

Aqui têm um vídeo explicativo de como nivelar um bolo

Espero que seja útil!!!

Como cobrir um bolo quadrado com pasta de açucar?

Aqui têm um vídeo explicativo de como cobrir um bolo quadrado com pasta de açucar

Espero que seja útil!!!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Ganache de chocolate

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer ganache de chocolate

Simples... Não é?

Mini cupcakes de chocolate com cobertura de ganache

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer mini cupcakes de chocolate com cobertura de ganache

Espero que gostem!!!

Cupcakes arco-iris

Aqui têm um vídeo explicativo de cupcakes arco-iris

Ficam lindos!!!

Cone de cupcake

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer um cupcakes em forma de cone:

Espero que gostem!!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cupcakes de Chocolate Velvet

Hoje fiz uns cupcakes de chocolate velvet da Maria Luísa cuja receita retirei do fórum Isto Faz-se. A receita é a seguinte:

Ingredientes:

- 3 ovos
- 2 chávenas de açucar
- 1 chávena de chocolate em pó
- 3/4 chávena de óleo
- 3 chávenas de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 2 chávenas de água fervente

Preparação:

Numa tigela, bata os ovos com se fosse para fazer uma omeleta. Em seguida, acrescente o açucar e misture. O chocolate em pó e misture. O óleo e misture. Depois coloque a farinha aos poucos e mexa até incorporar a massa por completo. Depois, polvilhe o bicarbonato e o fermento por cima da massa e acrescente água fervente. A massa efervescerá. Em seguida, misture-a até ficar homogénea. Feito isso, coloque a massa nas forminhas de cupcake. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, por aproximadamente, 25 a 30 minutos ou até o palito sair seco. Retire do forno e deixe arrefecer.

Quando estiverem frios, decore a gosto.

Estão prontos!!!

Os meus ficaram assim:

Chocolate Velvet Cupcakes
 São maravilhosos!!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Recheios que ligam com cada bolo

Aqui têm os diferentes recheios que combinam com cada bolo:

Creme de chocolate
Bolo de chocolate:

Usar:

- Recheio de infusões de frutas: framboesa, cereja, laranja (Grand Marnier), banana, morango
- Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), pistáchio, avelã, manteiga de amendoim ou praliné
- Mousses e cremes de manteiga: mocha, café (Kahlua, expresso, cappuccino), chocolate, chocolate  branco, baunilha, menta
- Opções diferentes: creme de coco, mascarpone, creme de chocolate

Não usar:

- Creme de limão
- Mousses: mousse de maracujá, pêssego ou lima

Bolo de baunilha ou bolo amarelo

Usar:

- Recheio de infusões de frutas: framboesa, cereja, laranja (Grand Marnier), morango, creme de limão, maracujá, pêssego, lima, manga, ananás
- Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), pistáchio, avelã, praliné
- Mousses e cremes de manteiga: amaretto, mocha, cappuccino, chocolate, chocolate branco, baunilha
- Opções diferentes: creme de coco, creme de natas com chocolate

Não usar:

- Menta
- Mascarpone
- Creme de queijo

Bolo de cenoura ou bolo de limão:

Usar:

- Recheio de infusões de frutas: framboesa, creme de limão
- Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), avelã
- Mousses e cremes de manteiga: limão, chocolate branco, baunilha
- Opções diferentes: creme de queijo, mascarpone

Não usar:

- Recheio à base de chocolate
- Menta
- Coco
- Lima
- Frutos tropicais

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pinça marcadora

Aqui fica um vídeo ilustrativo de como utilizar uma pinça marcadora

Fica um efeito lindo!!!

Mais uma maneira de fazer rosas

Aqui têm mais uma maneira de fazer rosas.

Carreguem no link:

Rosas

Espero que gostem!!!

Como fazer jarros?

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer jarros

Lindos!!!

Anemone Flower

Aqui têm um vídeo explicativo de uma anemone flower

Espero que gostem!!!

Como fazer margaridas

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer margaridas com pasta de açucar

Ficam lindas!

Uma simples maneira de fazer rosas

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer uma rosa

Simples!! Não acham??

Laços

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer várias argolas para laços

Espero que seja útil...

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vamos aprender a fazer uma bebé em pasta de açucar

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer uma bebé em pasta de açucar


Lindinha!!!

Sapatilhas para bebé

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer umas sapatilhas para bebé


Lindas!!!

Aqui fica um sapatinho de bebe

Aqui têm um vídeo explicativo de como fazer uns sapatinhos de bebé


Espero que gostem!!!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Receita para uma vida feliz

Ingredientes:

- 2 colheres de bom senso
- 3 chávenas bem cheias de amor
- 2 chávenas de carinho
- 1 colher de dedicação
- afecto em pó
- 1 pitada de Fé

Preparação:

Misture o amor e o carinho. Acrescente aos poucos, as 2 colheres de bom senso. Quando a massa estiver no ponto acrescente a dedicação e a pitada de fé. Coloque no forno.Polvilhe com muito afecto e sirva.

Tenha uma vida feliz e abençoada.

Bom 2012!!!


Mensagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...